O Brasil nunca pertenceu aos índios

Por:Profª Sandra Cavalcanti

 

almir-surui

Quem quiser se escandalizar, que se escandalize. Quero proclamar, do fundo da alma, que sinto muito orgulho de ser brasileira. Não posso aceitar a tese de que nada tenho a comemorar nestes quinhentos anos. Não agüento mais a impostura dessas suspeitíssimas ONGs estrangeiras, dessa ala atrasada da CNBB e dessas derrotadas lideranças nacional-socialistas que estão fazendo surgir no Brasil um inédito sentimento de preconceito racial.
Para começo de conversa, o mundo, naquela manhã de 22 de abril de 1500, era completamente outro. Quando a poderosa esquadra do almirante português ancorou naquele imenso território, encontrou silvícolas em plena idade da pedra lascada. Nenhum deles tinha noção de nação ou país.Não existia o Brasil.
indio-ao-celularOs atuais compêndios de história do Brasil informam, sem muita base, que a população indígena andava por volta de cinco milhões. No correr dos anos seguintes, segundo os documentos que foram conservados, foram identificadas mais de duzentos e cinqüenta tribos diferentes. Falando mais de 190 línguas diferentes. Não eram dialetos de uma mesma língua. Eram idiomas próprios, que impediam as tribos de se entenderem entre si. Portanto, Cabral não conquistou um país. Cabral não invadiu uma nação. Cabral apenas descobriu um pedaço novo do planeta Terra e, em nome do rei, dele tomou posse.
O vocabulário dos atuais compêndios não usa a palavra tribo. Eles adotam a denominação implantada por dezenas de ONGs que se espalham pela Amazônia, sustentadas misteriosamente por países europeus. Só se fala em nações indígenas.
Existe uma intenção solerte e venenosa por trás disso. Segundo alguns integrantes dessas ONGs, ligados à ONU, essas nações deveriam ter assento nas assembléias mundiais, de forma independente. Dá para entender, não? É o olho na nossa Amazônia. Se o Brasil aceitar a idéia de que, dentro dele, existem outras nações, lá se foi a nossa unidade.
Nos debates da Constituinte de 88, eles bem que tentaram, de forma ardilosa, fazer a troca das palavras. Mas ninguém estava dormindo de touca e a Carta Magna ficou com a palavra tribo. Nação, só a brasileira.
De repente, os festejos dos 500 anos do Descobrimento viraram um pedido de desculpas aos índios. Viraram um ato de guerra. Viraram a invasão de um país. Viraram a conquista de uma nação. Viraram a perda de uma grande civilização.
De repente, somos todos levados a ficar constrangidos. Coitadinhos dos índios! Que maldade! Que absurdo, esse negócio de sair pelos mares, descobrindo novas terras e novas gentes. Pela visão da CNBB, da CUT, do MST, dos nacional-socialistas e das ONGs européias, naquela tarde radiosa de abril teve início uma verdadeira catástrofe.
Um grupo de brancos teve a audácia de atravessar os mares e se instalar por aqui. Teve e audácia de acreditar que irradiava a fé cristã. Teve a audácia de querer ensinar a plantar e a colher. Teve a audácia de ensinar que não se deve fazer churrasco dos seus semelhantes. Teve a audácia de garantir a vida de aleijados e idosos.
Teve a audácia de ensinar a cantar e a escrever.
Teve a audácia de pregar a paz e a bondade. Teve a audácia de evangelizar.
Mais tarde, vieram os negros. Depois, levas e levas de europeus e orientais. Graças a eles somos hoje uma nação grande, livre, alegre, aberta para o mundo, paraíso da mestiçagem. Ninguém, em nosso país pode sofrer discriminação por motivo de raça ou credo.
Portanto, vamos parar com essa paranóia de discriminar em favor dos índios. Para o Brasil, o índio é tão brasileiro quanto o negro, o mulato, o branco e o amarelo. Nas nossas veias correm todos esses sangues. Não somos uma nação indígena. Somos a nação brasileira.
Não sinto qualquer obrigação de pedir desculpas aos índios, nas festas do Descobrimento. Muitos índios hoje andam de avião, usam óculos, são donos de sesmarias, possuem estações de rádio e TV e até COBRAM pedágio para estradas que passam em suas magníficas reservas. De bigode e celular na mão, eles negociam madeira no exterior. Esses índios são cidadãos brasileiros, nem melhores nem piores. Uns são pobres. Outros são ricos. Todos têm, como nós, os mesmos direitos e deveres. Se começarem a querer ter mais direitos do que deveres, isso tem que acabar.
O Brasil é nosso. Não é dos índios. Nunca foi.

Texto publicado primeiramente no Portal Conservador – http://neoconservatism.us/o-brasil-nunca-pertenceu-aos-indios/

Anúncios

279 comentários sobre “O Brasil nunca pertenceu aos índios

  1. vou fazer compania com o carlitos maldonato,
    sou produtor rural desde que nasci, nunca morrei em cidade sempre vivi no interior até hj , vivo do que produzo da terra, minha terra esta dentro de uma area cobrada pelos indios, morro em cima de 3.8 hectares com milha familha de 6 pessoas , que tal eu perder minha terra , meu ganha pao, ?
    como eu, existe milhares de pequenos produtores rurais, que tiram seu sustento de pequenas areas, para onde vamos ??
    eu respondo, pra lugar nenhum , vamos ficar aonde estamos, quero ver indio pisar no meu patio,,,, vou até a morte . o que é meu eu brigo .
    garanto que os que estao falando afafor dos indios , morram em lugares que nao estao sendo invadidas , e outra coisa , nao dependem de tirar o sustento da terra , dos animais que criam , das plantaçoes que cultivam , mas se lembrem vcs que dependem mais de nos do que nós de vcs….

    Curtir

    1. Assino em baixo.
      Sou contra mais reservas indígenas, as que tem já são governadas por ongs, que só fazem ganhar dinheiro a custa dos índios.
      Mas estamos num pais onde os lideres que usam a maquina publica em função dos seus objetivos.
      Índio não planta, não trabalha a terra, não contribui com impostos, não respeita as leis do estado.

      Curtir

    2. Essas Ongs e* alguns * Ambientalistas, só querem acabar com a super produção de alimentos, que o Brasil produz e esta exportando para matar a fome de pessoas no mundo inteiro, sem contar com a riqueza que temos de varios tipos de minério no sub solo, e que se tivessemos politicos sério deveria ser expressamente proibido a exploração de minério do sub solo Brasileiro de norte a sul, por mineradora estrngeira, o interesse das Ongs em aumentar as terras indigenas é olho grande na nossa riqueza e não na proteção dos coitados dos indios, que é o unico meio que eles tem para entrar no nosso BRASIL como anjinhos protetor de indios, o Brasil tem que ficar de olhos bem aberto, tem muita gentinha no mundo inteiro de olho grande nesse PARAISO chamado BRASIL, somos todos brasileiro Indio, Mulato, Branco, etc……, vamos nos unir e cuidar bem do nosso Brasil, é isso ai mesmo Carlitos Maldonado, e um grande abraço a todos os Brasileiros dos quatro cantos desse paraiso chamado * BRASIL*.

      Curtir

  2. oi!! queria saber onde reclamo os meus direitos!! já que tem tantos a favor dos indigenas!! gostaria de saber para quem mando a conta por terem enganado meus antepassados e tê-los feito vir para o Brasil iludidos!?!? se os indigenas tem direitos a minha familia germanica também tem!!! e muitas outras familias!!!

    Curtir

  3. Pois é Concordo com as declarações acima, e ao meu ponto de vista o que os nossos politicos devem fazer é mudar a forma de pensamento que indios devem viver em reservas. o que deve ser feito é uma reforma agraria indigena, aquele que trabalhar a terra vai pra frente os outros que vendam e vam para as cidades fazer outras funções assim como existem diversos de seus patrícios. Onde é reserva indigena não terra de indio, ela pertence a união é do BRASIL!

    Curtir

  4. Discordo totalmente pois assim como os negros no processo da colonização da nossa querida terra de santa cruz os índios também foram cerceados dos diretos humanos, não existe raça, apenas melanina , os mais sábios entenderam .O que corre agora é apenas o resgate da dignidade dos verdadeiros Brasileiros .Não olhemos apenas o nosso umbigo!

    Curtir

    1. Monte de merda esquerdista… Não haviam negros na colonização… Índios verdadeiros tbm já não existem e, os indígenas da época, queriam o desenvolvimento…

      O Brasil, NUNCA, pertenceu aos índios… Isso é papo furado de seguidores do imbecil Paulo Freire…

      Curtir

      1. Santa ignorância. Vai estudar. Os maiores sociólogos defensores das ações afirmativas são Fernando Henrique Cardoso e Ruth Cardoso. Defensores das cotas, dos quilombos e demarcação de terras indígenas.

        Curtir

      2. Desde quando FHC e Ruth Cardoso são referencias de algo que preste? Aliás, sociólogos bostileiros adoram uma miséria pra chamar de sua…

        FHC, o velho maconheiro é tão esquerdalha quanto todos os mensaleiros malditos do PT e a canalha toda!

        Curtir

    2. Vai toma no cú, tem muitas aldeias aqui perto de casa, com muitas hectares de terra e mesmo muitos bugres morrendo de fome. Só acontece isso porque eles não plantam nenhum pé de mandioca, pra que precisam de terra, se não usam. Deixe a terra pra quem produz e quer trabalhar nela, gerando riquezas para a nação brasileira.

      Curtir

    3. vc fala isso por que o seu teto não s=está sendo disputado por viventes que se disem indios mas que usam nassa tecnologia para viver pois tem preguiça de de produsir suas proprias feramentas e mais vivem dos impostos que você paga todo santo dia

      Curtir

  5. vcs sao ridiculos… moro do lado de uma reserva indigena vejo a realidade dessas pessoas reduzidas a mindigos prostitutas e bebados, tudo porque arrancamos deles a essência de sua cultura, destruimos seu passado e sua gloria. os espaço q foi “dado” a eles é apenas uma esmola para q tentem em vao manter sua identidade. é na verdade uma humilhação pra um povo q um dia foi formado de grandes guerreiros. o pais nao pertence a ninguem, todos temos direito a usar a terra, mas acabar com uma cultura, um vasto conhecimento q levou milênios para adquirir por egoismo… isso me enoja!

    Curtir

    1. Entregue sua casa aos índios… Vc que tomou as terras deles pra morar aí, ao lado da tal reserva de mendigos, já que mindigos não existem…

      A reserva virou favela pq esse índios não tem trabalho, graças a esquerdinhas imundos como vc, que os tratam como bichos no zoólogo…

      Quem gosta de miséria é esquerdinha caviar, índio quer progresso…

      Curtir

    2. vc não sabe nada vinicius, é tão ignorante quanto essa ptzada que ta ai com suas falsas ongs roubando nosso dinheiro e querendo dar ao indio o que não é dele, quanto a coitados, uns indios são por que são mandados por caciques vagabundos e bandidos, servem ao pt, olha aquela reserva raposa serra do sol, os indios tão morrendo de fome e doença, isso ninguém fala, querem mais terras, essas terras vão ficar para os membros das ongs em conjunto com estrangeiros e a ptzada maldita, QUE DEUS NOS AJUDE…

      Curtir

    3. Tiago muito bem colocada a frase o Brasil não pertence a ninguém , TODOS TEMOS DIREITO DE USARA TERRA. Já que esse direito é de todos, também é deles então ao invés de se prostituir e beber, seria melhor cultivar a terra e produzir, ganhar dinheiro e mudar o presente já que o passado já foi escrito.

      Curtir

    4. eles tem mão pes e cabeça por que não trabalhão e deixem de viver de esmolas do governo que alias são maiores que o salario minimo brasileiro,,,nosso salario minimo.

      Curtir

  6. Enquanto a população fica debatendo e lidando com a questão indígena, QUEM tem o poder real de resolver isso, o governo, não move uma palha para isso! É isso aí, nós e os índios somos os palhaços da história.

    Curtir

    1. Pois no meu entendimento, só há 1 questão indígena, qual seja:

      Índios de verdade, que ainda estão isolados e que não querem contato – segundo as pesquisas são menos de 5 mil – devem ser protegidos pelo Estado. Os outros, os que anda com calça jeans, blusa, celular, notebook e caminhonetes, tem que trabalhar, pagar impostos e serem sujeitos à lei, como todos os outros cidadãos… sem essa de terrinha demarcada, tomar terra de produtor para entregar à índio mercenários e safado…

      Essa é a política indígena que eu colocaria em prática… o resto é conversa de esquerdinha e de ONG estrangeira…

      Curtir

  7. e vc carlitos, desculpe, mas pensa com o cu, porque nao tem calos nas maos porque eh incapaz de lutar pelo seu sustento, eh dependente do unico pedacinho de terras que sua familia lhe deixou e se perder, sequer eh capaz de escrever um curriculo, por que decerto nao tem nada alem de emprestimos bancarios que pegou pra aplicar na lavoura mas usou pra fazer farras com seus namorados.
    deixa de ser idiota, mas a questao toda nao estah no fato de ser-mos ou nao donos do territorio brasileiro, o fato eh que podemos ter nossas terras, mas nao a custa do desmando governamental, que quando a direita era poder, vc nao questionava, alias tava preocupado com outra coisa. vivemos 200 anos engordando os ricos e massacrando os pobres, hj, ao menos os bandidos como vc que diziam enriquecer o pais, viviam de emprestimos bancarios e proagro.
    nao sabe o que eh isso, pergunte ao seu pai…..

    Curtir

    1. Animalzinho vermelhinho e analfabeto funcional… preste muita atenção: Eu não tenho terras deixadas por ninguém, não depende de papai e mamãe ou herança familiar, seu lixo. Não meça os outros pela sua régua torta!

      Eu trabalho mito pelo meu sustento, moro na periferia e SP e não dependo de Estado babá, como vc e seus amigos petralhas!!

      Meu blog não é democrático e é e direita, logo, seus próximos comentários medíocres e escrotos, serão, sumariamente deletados… nem perca seu tempo!

      A propósito: Vá tomar no seu cu, esquerdinha de bosta!

      Curtir

    2. nossa!!! vc deve ser muito inteligente para escrever com tal linguajar, mas apartir do momento que comessarem a roubar suas coisas sob seu nariz, e ainda ter a justiça do lado do bandido, ai você sabera oque carlito maldonado está falando pois de brasil você não entende nada.se alguem que algo sem trabalhar são isso que você chama de indios.

      Curtir

  8. Precisamos pelo menos 500 anos para desfazer o Etnogenocídio indígena no Brasil. Esse texto é ridículo. Parece de alguém que mora fora do país. Quem mais reclama são os branquelos que tem origem de imigração de outros países. Seus bisavós ou avós foram bem recebido, receberam terras do governo também. Se não gostam da existência de terra que voltem para Itália, Alemanha, Portugal, Japão… lá vocês teriam outro “tipo” de tratamento com certeza…

    Curtir

  9. Sabemos que a única solução para acabarmos de vez com esses marginais que estão no poder e com todo sistema corrupto de justiça nula implantada por eles, é uma intervenção das forças armadas e que para isso acontecer o povo tem que clamar ir às ruas com um só grito: INTERVENÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS JÁ!!! Devemos usar contra eles o efeito “avalanche, que ganha força e volume de acordo desse a montanha” Vamos compartilhar e postar essa ideia com nossos amigos e pedir que facão o mesmo, não temos mais tempo a perder eles estão cagando na constituição e destruindo nosso país!!!

    AVALANCHE NELES é uma forma rápida de conscientizarmos e mostrarmos ao povo brasileiro que temos a ultima carta constitucional na manga e que já esta passando da hora de usarmos antes que o país entre em guerra civil!! INTERVENÇÃO JÁ!!

    Curtir

  10. Isso Depende muito, o que ela escreveu concordo com algumas coisas, ainda mais quando ela fala em leis para índios que já estão inserido na nossa cultura, o que ela não soube diferenciar são os índios que não possuem nada nem se quer entendimento da suas próprias obrigações e direitos, falo dos índios que são usados por certos partidos e movimentos e que são usado pela grande maioria de Brasileiros corruptos e trapaceiros . O problema é que nós temos Pré-conceitos e não fazemos a nossa parte , há um grande número de índios morrendo porque nós os descriminalizamos qndo o mesmo entra em nossa sociedade! Que País é esse???!! Que nao quer ajudar pq vê 5 índios ricos fazendeiros e quanto existe 1 milhao de outros morrendo e sendo usado por falta de orientação do próprio governos e Cidadãos ! Precismos aprender a ver de vários pontos nao somente o que nos convém!

    Curtir

    1. Não concordo com nada do que vc escreveu… índios isolados, os raríssimos que existem, não tem e não querem contato com o “branco” nem com as malditas ONGs aproveitadoras… esses índios eu respeito e penso que precisam ser protegidos e defendidos… mas são tão poucos, que não necessitariam de uma reserva maior que a Bélgica, como é o caso da Raposa Serra do Sol, que se tornou um favelão….

      Índio que anda de carro, avião, se utiliza de tecnologias como celular e internet, tem é que trabalhar e pagar impostos como todos nós…

      O resto é bla bla bla romântico… Mas como você se expressou de maneira educada, seu comentário será liberado…

      Curtir

  11. Índios são tão humanos, quanto eu e o resto da população mundial. Eles possuem Braços, pernas, cérebro. Me questiono no que são diferentes de mim. Possuem as mesmas capacidades que eu. Eu tenho que trabalhar, estudar para garantir espaço social, seguir regras, fazer valer a minha vida. Não ganho nada de graça, não tenho bolsa isso ou aquilo. Ralo dia e noite pra garantir o sustento de minha família. Índios são tão cidadãos como eu. Que vão a luta, trabalhem, conquistem dignidade, parem de mendigarem, se os índios possuem direitos, eu e milhares de cidadãos brasileiros que trabalham mais de 3 meses do ano para pagarem impostos também são. Tá mais que provado, que os índios que quebraram paradigmas se deram bem. Evoluíram economicamente e conquistaram respeito social. Vão trabalhar. Vão evoluir. De coitadinho eles não tem nada. Chega de passar a mão na cabeça de índio. Eles não são bicho para o estado estar “protegendo”. Bem ao contrário, sabem muito bem se defender.
    Vamos ser realista, chega de hipocrisia, o BRASIL é tão meu, quando deles. Também sou cidadã.

    Curtir

  12. O mais engraçado é que a Funai não requer terras devolutas, ela sempre cai em cima de áreas de produção, conheço áreas que realmente são considerada sem dono, ou estão com documento de posse na mão de pessoas que nunca plantaram um pé de mandioca, falo em áreas de 500 mil ha ou mais cobertas de mata virgem, porque a Funai e o MST não requerem essas áreas? porque querem sempre as melhores áreas agricultáveis?

    Curtir

    1. Em países sérios, onde se respeita o indivíduo e, onde a propriedade privada é uma instituição sagrada, não se cogita desapropriação ou expropriação nem de áreas sem nenhuma benfeitoria… Líderes do MST, nesses países sérios, já teria sido mandado para a cadeia.

      Os índios americanos são donos de metade de Las Vegas, produzem, trabalham e pagam impostos (b menores q os nossos, claro)… Mas aqui, índios são tratados como animais de estimação… E nós pagamos a conta do zoológico…

      Curtir

  13. Acho que índio deve ter deveres também. Eles só tem direitos? Indio sequestra, indio mata mas nunca vi um deles ser preso ou julgado. Já que não pode haver discriminação ou preconceito, por que eles só gozam dos direitos mas não tem deveres? Não deveria a lei ser para eles também? Aí vem alguém e diz: mas invadimos suas terras. E daí? Não gostaram de computador, celular e tudo mais? Então se querem ter tudo que os outros tem, devem ser punidos também quando erram.

    Curtir

    1. minha cara Alice, concordo plenamente com vc quando diz q as leis são para os índios tbm, porém discordo totalmente quando fala “E DAI”. Vamos pegar um exemplo simples, no passado existia milhares de tribos espalhadas por todo o território, e em certo momento pessoas desconhecidas completamente diferentes vem e querem mudar radicalmente o modo de viver e pensar dessas tribos, tomando terras e posteriormente aos anos escravizando-os, está certo q ñ deu muito certo, pois os índios eram preguiçosos de mais para trabalhos pesados. Então nos encontramos nos dias de hj, vc é herdeira de 10 hectares de terras em qualquer lugar do pais, e eu sou um índio q revogo uma parte dessas terras para a minha tribo voltar a ser quem era, pergunto será q eu estou errado em querer uma coisa q era minha e foi tomada? Acho q ñ…claro alguns índios preferiram se adaptar aos tempos modernos, mas uma parcela ñ, querem voltar a ser quem eram, lembrando, ñ tiro a sua razão quando fala sobre lei, mas quanto as terras acho q estamos equivocados, sim. Você conhece a Amazônia? um abraço e espero q ñ me julgue mal, é apenas a minha singela opinião!

      Curtir

      1. Indígenas jamais foram escravos no Brasil… isso é conversa fiada de gente como Paulo Freire…

        Quem quer índio morando em oca e maloca, é branco rico e esquerdinha caviar… índios são humanos e, como todo o resto da humanidade, buscam o progresso, querem a tecnologia, etc.

        Veja o que virou a Raposa Serra do Sol e outras áreas demarcadas…

        Repito: Pesquise!

        Curtir

  14. acho um pouco de equivoco em algumas partes, quanto a reforma agrária fico em duvida, mas quanto ao dizer q os índios ñ eram “donos” das terras é a mesma situação de querer hj essas terras de volta, hj o produtor q tem 10 hectares, ñ quer perder a terra q um dia poderia ter pertencido à alguma tribo, ele é dono, é dele…enfim alguém conhece a Amazônia por dentro…as tribos as comunidades?

    Curtir

  15. Concordo com esse texto. Detesto ver gente comentando o quão ruim são os europeus pq, coitadinhos, mataram índios, invadiram o “Brasil”, etc etc. Pura bobagem. Se não fosse pela Europa, o restante da civilização ainda estaria na idade da pedra. Por mais que queiram negar, foram os europeus que moldaram o mundo moderno.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s