Impostos, serviços e a natureza dos protestos.

 

posto

Nesta quarta feira, 28 de maio, foi realizada mais uma edição do “Dia sem imposto”, que tem como objetivo a conscientização do público através de um exemplo prático de como os impostos aumentam os preços dos produtos. Cinco mil litros de gasolina foram disponibilizados com um desconto de incríveis 53% (o que significa na prática que os tributos oneram mais da metade do custo real da gasolina e que a maior parte do que é arrecadado vai pra quem não produziu nada). Os prejuízos decorrentes do ato simbólico serão pagos pelo Instituto Mises Brasil e pelo Movimento Endireita Brasil.

Sob uma perspectiva voltada para a análise das implicações práticas da ação do Estado na economia, os impostos são um corpo estranho no processo de livre troca de valores e geram um estímulo negativo à produção de riquezas além da subsistência. Objetivamente falando, não passam de roubo praticado por uma instituição ilegítima de natureza estrutural coerciva.

Mas como reagir? Como chamar atenção e comunicar de forma eficiente? Já sei. Que tal queimar uns ônibus, quebrar agências bancárias, pichar muros, sair por aí mascarados tocando o terror como fariam pessoas politizadas? Mas que ideia… Onde já se viu esses liberais-elitistas-capitalistas-opressores assumirem um prejuízo pra oferecerem um produto pelo preço real e protestar de forma pacífica e civilizada? Por aí já se vê como são perigosíssimos esses defensores do livre mercado.

 

leo_thumb Leo Nerys é articulista e estudante autodidata de economia liberal.

Anúncios

Um comentário sobre “Impostos, serviços e a natureza dos protestos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s